ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br
Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.
Caixa de música 1 Caixa de música 2 Caixa de música 3 Caixa de música 4 Caixa de música 5Na publicação anterior (Caixa de música 5) sugeriu-se visita ao Museu dos Relógios Musicais ( Museum Speellklok), em Utrecht, agora sugere-se a visita ao Siegfried's Mechanical Musical Instrument Museum em Rudesheim, Alemanha.
Abaixo o vídeo de uma das peças mais fantásticas desse museu. Uma caixa de música mecânica tocando um piano e seis violinos. Aproximando ou afastando o violino é possível emitir sons mais ou menos fortes. Vale a pena assistir. Fantástico!
O mecanismo da grande maioria das caixas de música é fixado à mesma através de 3 parafusos internos ou 4 parafusos externos. No caso desta caixa de música, a fixação se dá através de 4 parafusos externos. Não existe problema maior para retirar o mecanismo do interior da caixa, a não ser os cuidados que deverão ser tomados em toda e qualquer etapa de manutenção da mesma, quais sejam: tratar com extrema gentileza o pente pois os dentes e suas pontas se quebram com relativa facilidade e, além disso, manter atenção especial sobre o "governor" para evitar danos.
Clique na imagem para aumentá-la.
Toda e qualquer manutenção que se faça em uma caixa de música tem que começar, obrigatoriamente, pela retirada do pente. Ele é extremamente frágil e a quebra de um de seus dentes é de difícil reparação. Mesmo com uma excelente reparação, dificilmente o som emitido pelo mesmo terá a qualidade do dente original e isso desvalorizará a caixa.
Os parafusos que fixam o pente à caixa são muito bem apertados, por isso recomenda-se a confecção de uma chave, talvez a partir de um velho formão, que evite ou elimine a possibilidade de danificação da fenda dos parafusos. Os parafusos devem ser afrouxados progressivamente, seguindo sempre a mesma ordem, ou seja, do exterior para o interior do pente. Afrouxe, ligeiramente, o parafuso da extremidade esquerda do pente, a seguir o parafuso da extremidade direita, seguido pelo segundo parafuso à esquerda e pelo segundo parafuso à direita. Faça isso até ter iniciado o afrouxamento do parafuso mais central. Recomece tudo, afrouxando ainda mais os parafusos do pente, até que todos estejam soltos. O objetivo desse afrouxamento sequencial é evitar o empenamento do pente.
Quando todos os parafusos estiverem soltos, retire-os, colocando-os na mesma sequencia que estavam no pente ou numerando-os. Cada parafuso deve retornar, exatamente para a mesma posição que ocupava anteriormente. Deve-se lembrar que a confecção dessas caixas era artesanal e, portanto, não é de estranhar que os parafusos, roscas, etc apresentem ligeiras diferenças entre si e isso pode levar a produzir uma variação na fixação do pente.
Quando se trata de reprodução musical, todo detalhe conta.
Toda a desmontagem da caixa de música requer cuidado e atenção, mas essa é a operação que envolve uma parte "viva" da caixa de música. Qualquer tipo de erro pode levar a um movimento descontrolado (que os americanos chamam de "run") do rolo de pinos provocando o amassamento de muitos deles e, inclusive, a quebra das engrenagens do GOVERNOR. Existem restauradores que preferem usar um soprador (pode ser secador de cabelo) apontado para o GOVERNOR para fazê-lo funcionar até a liberação completa da tensão das molas. Entretanto, esse sistema não é cem por cento seguro uma vez que mesmo quando o "governor" para de funcionar, a caixa de molas ainda mantém uma tensão residual.
A única forma de ter absoluta certeza de que toda a tensão das molas foi liberada é pela liberação progressiva das catracas. Toda caixa de molas tem dois sistemas de catracas. Um sistema de catraca para o braço de acionamento, com o qual se dá pressão nas molas, e o outro sistema de catraca para a caixa de molas, propriamente dita. Somente após a liberação completa da tensão das molas, ou seja, quando a caixa de molas fica completamente sem tensão, pode-se ter certeza de que a desmontagem pode continuar sem risco.
A caixa de molas é fixada à base da caixa através de quatro parafusos. Aconselha-se a que os parafusos sejam identificados e retornem aos seus lugares originais pelos mesmos motivos já explicados anteriormente. Não há nenhuma dificuldade nessa operação.
Clique na imagem para aumentá-la.
Não há segredo na desmontagem do cilindro de pinos, são somente dois suportes com dois parafusos. Recomenda-se identificar tanto os suportes como os parafusos para evitar problemas na remontagem. Os pinos são delicados, amassam com facilidade e na manutenção da caixa deverão ser desempenados um a um, portanto deve-se ter cuidado no manuseio do cilindro.
ATENÇÃO! É possível fazer SOMENTE a desmontagem do GOVERNOR para manutenção, sem desmontar o cilindro de pinos, mas antes certifique-se várias vezes de que não há mais tensão aplicada às molas oscilando o rolo de pinos para frente e para trás.
Na figura abaixo está indicado o parafuso de regulagem (aproxima e afasta a engrenagem helicoidal) do GOVERNOR que não deve ser tocado por quem não tem experiência e, mesmo assim, somente quando a caixa de música não funciona após a manutenção. Na engrenagem helicoidal está fixada a borboleta que regula a velocidade de rotação do cilindro de pinos e, consequentemente, da execução das músicas.
Clique na imagem para aumentá-la.
Uma vez que a caixa de música foi totalmente desmontada, sua manutenção pode ser iniciada.