ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br
Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.
Relogio de mesa 1 Relogio de mesa 2 Relogio de mesa 3 Relogio de mesa 4 Relogio de mesa 5Na publicação anterior tratou-se da história da relojoaria francesa e de seus principais artistas visando facilitar a identificação e datar a fabricação. Agora veremos outras maneiras de tentar estabelecer um período ou época de fabricação para os relógios franceses de mesa. Obviamente não existe uma regra clara ou uma forma precisa de se datar um relógio, principalmente francês, devido à grande quantidade de relógios produzidos e a diversidade de relojoeiros. Inovações surgiam em uma cidade e não eram compartilhadas imediatamente tanto pela dificuldade de comunicação como pela falta de interesse em fazê-lo. Dessa forma, a datação deve estar sempre se referindo a um período ou época e não a um ano específico.
À medida que se manuseia relógios, começa-se a se adquirir um sentimento natural que nos indica, à primeira vista, se um relógio tem mais ou menos chance de ser mais antigo ou mais novo que outro. Por exemplo, relógios em bronze ormolu (bronze banhado a ouro) são, normalmente, mais antigos que relógios com caixa ou estatuetas em "pewter" (liga com estanho). Relógios mais leves, usando finas chapas de latão, são mais modernos que aqueles mais pesados usando enormes quantidades de bronze.
A qualidade da fundição, seja do corpo do relógio ou das estatuetas de adorno, também é uma indicação da época de fabricação do relógio. Normalmente, quanto melhor a qualidade, mais antigo é o relógio.
Como exemplo, fica relativamente fácil inferir que o relógio da esquerda, mostrado abaixo, deve ser o mais antigo, mesmo antes de se fazer qualquer tipo de observação mais técnica. Como informação, somente, o relógio da esquerda pesa de 20 a 30 quilos em bronze ormolu (bronze banhado a ouro), enquanto os outros dois pesam de 3-4 quilos, apesar do peso do mármore da base e da figura no relógio à direita. Isso não significa, em absoluto, que o relógio mais antigo tenha um valor mais elevado que o relógio mais moderno.
Clique sobre as imagens para aumentá-las
Como não existe uma forma de determinar com precisão a data de fabricação de um relógio francês de mesa, o que se obtém de cada detalhe são informações que podem ser agrupadas para restringir essa data a um certo período. A experiência e a observação dos detalhes são sempre importantes para estreitar a faixa de tempo.
As medalhas estampadas no mecanismo são uma orientação, somente, uma vez que elas passam a ser estampadas a partir do ano em que são obtidas. Por exemplo, um relojoeiro obtém uma medalha de ouro em 1880, a partir daí ele passa a estampar essa medalha em todos os relógio que fabrica. Portanto, é possível saber que esse relógio não foi produzido antes da data exibida na medalha, mas nada impede que ele tenha sido produzido em ano posterior. Não deixa de ser um indicativo, mas está longe de ser preciso.
Ao lado estão citados os anos em que alguns dos relojoeiros franceses obtiveram suas medalhas, como orientação. Era, também, comum estampar nos relógios as melhores medalhas, dessa forma não será incomum se se encontrar um relógio fabricado em 1900 como uma medalha de ouro de 1885 sendo que o relojeiro obteve uma medalha de prata em 1890.
Clique sobre as imagens para aumentá-las
O tipo de suspensão usada no relógio francês é um dos pontos mais importantes a serem examinados porque existem marcos tecnológicos que indicam épocas de fabricação com certa precisão, como por exemplo a suspensão em fio de seda. O domínio da têmpera do aço fez com que esse tipo de suspensão fosse substituído nos relógios ingleses antes do início do século XIX, entretanto essa mudança tecnológica só ocorreu nos relógios franceses ao redor de 1830 dessa forma é possível inferir que os relógios franceses com suspensão em fio de seda foram fabricados antes desse ano.
Com o advento da têmpera do aço, surgiram dois tipos de suspensão nos relógios franceses na primeira metade do século XIX, a suspensão "Vallet" e a suspensão "Brocot", que levou o nome de seu inventor. Não é seguro afirmar qual delas veio primeiro, entretanto como a suspensão "Brocot" é mais sofisticada e só foi patenteada em 1841, a lógica indica que a "Vallet" a precedeu.
Clique sobre as imagens para aumentá-las
Os relógios franceses apresentam dois tipos de mecanismo para a contagem das batidas. O primeiro que surgiu foi a roda de contagem das batidas "count wheel" e o segundo foi o caracol ou "rack&snail". Há exceções, mas a roda de contagem das batidas é normalmente encontrada na parte posterior do mecanismo, enquanto o caracol é sempre encontrado na parte frontal do mecanismo acionado, de alguma forma, pelo eixo dos ponteiros. O caracol apresenta a vantagem de manter as batidas sincronizadas com os ponteiros, ou seja, mesmo que a corda das batidas termine antes da corda do movimento, como ele está no eixo dos ponteiros, ao se dar a corda, novamente, as batidas estarão sempre corretas e coincidentes com a hora marcada.
Embora a partir de cerca de 1890 quase todos os relógios franceses estivessem usando o sistema caracol, não é incomum encontrar relógios muito mais antigos, por volta de 1870, que já se utilizassem deste sistema.
Clique sobre as imagens para aumentá-las