Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Relógios de mesa

relógio inglêsOs maiores fabricantes de relógios de mesa foram a França e os Estados Unidos, seguidos pela Inglaterra com os chamados Bracket Clocks ou relógios de peanha. Os bracket clocks utilizaram-se largamente do sistema fusée (comentado em Curiosidades) aproveitando-se da alta precisão proporcionada. Desde aquela época os ingleses já se mostraram amantes da pontualidade e da sobriedade.


relógio francêsOs relógios franceses caracterizaram-se pelo luxo, pelo esplendor e pelo bronze dourado, também conhecido como ormolu.

Os Estados Unidos começaram a se dedicar à fabricação de relógios na segunda metade do século XIX e, imediatamente, identificaram um nicho de mercado, os relógios mais populares e de mais baixo custo. Isso não significa, em absoluto, que os Estados Unidos fabricaram somente relógios populares, mas sim que, além dos relógios sofisticados, eles também produziram relógios acessíveis aos consumidores em geral.

Os relógios, como já comentado na parte das Curiosidades, sempre foram os itens mais caros dentro de uma residência até a chegada dos relógios americanos ao mercado. Essa popularização dos relógios americanos se deu mais ao final do século XIX, já por volta dos anos de 1890, com a fabricação em série. Por esse motivo, os relógios americanos produzidos antes dessa época são raros e difíceis de serem encontrados. Eles não tinham a precisão dos relógios de mesa ingleses nem o luxo dos relógios franceses, mas tinham valores acessíveis à população que começava a se habituar com a Revolução Industrial.

relógio americanoConhecendo as características principais, fica fácil identificar se um relógio de mesa é francês, inglês ou americano. Alguns relógios de mesa americanos tentaram copiar o estilo francês, principalmente com a utilização de caixas em metal, para substituir as caixas de bronze francesas, mas sem utilizar o sistema de douração ormolu. Entretanto, fica relativamente fácil reconhecê-los porque a grande maioria desses relógios apresenta no mostrador, ou na máquina, a estampa com o nome, ou iniciais, das maiores fábricas americanas como, por exemplo, a letra A característica dos relógios produzidos pela fábrica Ansonia.

relógio americano


Obtenha sempre mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.


Relógios ingleses de mesa

relógio inglêsA Inglaterra não foi, em volume, a maior fabricante de relógios de mesa nos séculos XVIII e XIX, esse título pertence à França.

De uma forma grosseira, para facilitar a identificação, pode-se dizer que os ingleses produziram 3 tipos de relógios de mesa. Os mais antigos, os lantern clocks, remontam ao século XV, entretanto eles continuaram a ser fabricados durante o século XIX e foram reproduzidos mais recentemente, já durante o século XX. Eles foram produzidos tanto para uso em mesa como em peanha (foto:A Collector's Guide to Clocks:Dereck Roberts).

Outro tipo de relógio bem característico da Inglaterra são os chamados relógios "esqueleto" cujo mecanismo é completamente aparente, fixado em estrutura de metal trabalhado e protegido por um domo de vidro. Esses relógios estão sendo reproduzidos atualmente, dada à sua beleza e originalidade, mas os domos de vidro estão sendo substituídos por caixas de vidro. A época de fabricação fica relativamente fácil de ser identificada não só porque os mais modernos não utilizam os domos, mas também porque o vidro dos domos mais antigos apresentam as falhas normais da fabricação da época, como, por exemplo, as bolhas internas.

relógio inglês esqueletorelógio inglês esqueleto defeito no domo

traseira de bracket inglês Séc.XVIIIO terceiro tipo de relógio inglês de mesa encontrado no mercado são os chamados bracket clocks. Pode-se dizer que sua produção começou a ser mais intensa a partir do século XVIII e foram produzidos até o final do século XIX. Sem dúvida, esse foi o tipo de relógio, utilizando suporte de apoio, mais fabricado na Inglaterra. Normalmente não é difícil datar a fabricação dos bracket clocks porque é muito comum encontrar o nome do fabricante no mostrador e, através dele e dos sites de busca, levantar com muita precisão os detalhes de sua fabricação. Mesmo quando o fabricante não se identificou no mostrador, os relógios produzidos no século XVIII tem a platina traseira de fixação das engrenagens ricamente entalhadas. Esse trabalho de entalhe foi enormente reduzido no início do século XIX e em seguida desapareceu. O pêndulo utilizado é uma outra forma de datação aproximada. Os brackets do século XVIII apresentam pêndulos de pequena dimensão com um formato aproximado de uma gota, enquanto os do século XIX são maiores e similares aos produzidos por outros fabricantes mundiais de relógio na época (Antique Clocks and Clock Collecting, Eric Bruton).

corrente do sistema de fusoUma outra forma de datar os brackets ingleses é através da observação do acionamento do sistema fusée. Inicialmente era utilizado um cordão produzido a partir dos intestinos de animais, o conhecido catgut, também usado em cirurgias no passado. Posteriormente esse material foi substituído por correntes de elos metálicos.

Graças à dedicação de seus relojoeiros na precisão da marcação do tempo, principalmente ao sistema fusée, e a complicados sistemas sonoros com campainhas e gongos, a Inglaterra produziu verdadeiras obras de arte mecânicas para a época.

Embora no Brasil, normalmente, os relógios franceses de mesa sejam mais valorizados do que os ingleses devido ao luxo que exibem e ao design mais avançado, isso não ocorre nos locais onde a engenhosidade mecânica é mais apreciada.

.

Por motivos óbvios, os relógios ingleses de alta complexidade mecânica são mais difíceis de serem encontrados no Brasil e mais difíceis de serem restaurados, principalmente porque aqui não existiram, como em outros países, escolas específicas para formação de relojoeiros. É extremante comum encontrar relógios ingleses que já não possuem seus mecanismos originais completos, com a consequente perda de valor de mercado.

No vídeo, abaixo, um relógio inglês de mesa que bate a hora e os quartos de hora (também conhecido como carrilhão), com dois sistemas de rolos de pinos independentes permitindo que a escolha da batida dos quartos de hora seja feita em oito campainhas ou em quatro gongos. A batida das horas é sempre feita em um gongo de som mais grave.

Existe ainda um quarto tipo de relógio inglês para uso em mesa, o cronômetro naval, mas devido à sua destinação específica ele será abordado em próxima atualização do site.