Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar a publicação anterior dessa página clicando no botão abaixo.

Relógio de coluna 1

Relógios de coluna

Relógio InglêsRelógios ingleses de coluna ou Long case clocks ou grandfather clocks

(Obtenha mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.)

Relógios de 8 dias

Os primeiros relógios de coluna começaram a ser produzidos, na Inglaterra entre 1660 e 1675, com pêndulos curtos de aproximadamente 25cm, com mostradores pequenos e caixas estreitas. Ao longo do século XVIII, os relojoeiros ingleses se tornaram conhecidos ao redor do mundo. Por volta da metade do século XVIII milhares de relojoeiros, fora de Londres, se engajaram também na fabricação desse tipo de relógio o que os tornou apreciados por todos, mas fez com que os relojoeiros londrinos voltassem sua atenção para os relógios de mesa (ou de peanha) também conhecidos como bracket clocks (já discutidos na primeira edição de relógios de mesa deste site), praticamente abandonando a produção de relógios de coluna.

O aperfeiçoamento no sistema de escapamento (que vem sendo discutido neste site na parte de Curiosidades), permitiu a obtenção de grande precisão em relógios com pêndulos longos. Isso obrigou, por volta de 1675, a construção de caixas maiores e mais largas para manter a proporcionalidade, passando de 1,9m para 2,1m (sem os ornamentos do topo). Por volta de 1700 os mostradores passaram de 25,4cm, no início do século, para 28cm e chegaram, finalmente, a ter cerca de 30cm/35cm. Relógio Inglês Os mostradores permaneceram quadrados até, aproximadamente, 1715-1725 quando um arco superior começou a ser adicionado. Quanto às caixas, determinados tipos de madeira foram utilizados preferencialmente em determinadas épocas, mas o uso intenso da marqueteria foi uma constante entre 1690 e 1760, juntamente com as cenas chinesas pintadas em laca sobre gesso para adicionar beleza e valor ao relógio. A decoração em laca e gesso permaneceu por vários anos, mesmo quando a marqueteria deixou de ser utilizada devido ao alto custo de fabricação. Por volta de 1720 a madeira preferida para confecção de caixas era o mogno, mas por volta de 1750 os relógios mais sofisticados começaram serem fabricados com raiz de nogueira, principalmente fora de Londres, e isso continuou até cerca de metade do século XIX. O carvalho foi usado concomitantemente a todas as outras madeiras, uma vez que seu custo era, comparativamente, muito reduzido. Era, por exemplo, a madeira preferida para relógios utilizados em locais de trabalho. Quando a marqueteria era utilizada, normalmente, a base era de carvalho (Antique Clocks and Clock Collecting- Eric Bruton, A Collector's Guide to Clocks - Derek Roberts).

Observação: Falando em pêndulos, recomenda-se a leitura da página sobre Curiosidades onde o assunto começou a ser abordado para entender a revolução causada pelos mesmos na marcação do tempo, inclusive ao permitir que os relógios fossem mudados de um lugar para outro sem grande dificuldade.

Relógio InglêsOs mostradores e os ponteiros dos relógios de coluna ingleses seguiram uma sequência bem definida e que permite, com certa precisão avaliar sua idade, além das características das caixas já mencionadas acima. Em geral, quanto menor o mostrador mais antigo será o relógio. A mesma coisa se aplica às caixas, menor a caixa para um relógio de 8 dias, e mais longa a porta, mais antigo será o relógio. Os mostradores eram feitos de metal com um anel prateado, apresentando numeração romana para as horas e arábica para os minutos. Quanto mais estreito for o anel prateado, mais antigo será o relógio. Os números indicativos dos minutos eram, incialmente, gravados entre dois círculos concêntricos e cresceram com o passar do tempo até que desapareceram por volta da metade do século XVIII. Portanto, menor o tamanho dos números dos minutos, mais antigo deve ser o relógio. Os ornamentos em bronze, nos quatro cantos do mostrador eram, inicialmente, muito simples mostrando somente a cabeça de querubins, com o passar do tempo eles incorporaram uma decoração floral(Antique Clocks and Clock Collecting- Eric Bruton).

Os ponteiros dos relógios também mudaram com o tempo, inicialmente eles eram produzidos por cada um dos relojoeiros, mas durante o século XVIII eles passaram a ser padronizados e supridos por artesãos especializados. Com o passar do tempo e aumento do custo de fabricação, mostradores pintados sobre uma chapa metálica começaram a substituir os de metal com anéis prateados, por volta de 1775. Além disso, ambos os ponteiros passaram a ter o mesmo padrão (hora e minutos), mantendo apenas os tamanhos diferentes, para reduzir custos. No final do século XVIII e na primeira metade do século XIX, cada vez mais os fabricantes de relógio passaram a adquirir os mecanismos já prontos de fábricas em Birmigham e Londres, adicionando apenas os mostradores com seus trabalhos típicos e nomes(Antique Clocks and Clock Collecting- Eric Bruton - fotos:A Collector's Guide to Clocks - Derek Roberts).

Clique nas imagens para aumentá-las.

A existência de calendário em relógios ingleses de coluna é quase um padrão, os com fases da lua ainda são mais facilmente encontrados, mas com as marés e cenas animadas, são extremamente raros(Antique Clocks and Clock Collecting- Eric Bruton).

A partir do século XIX, os relojoeiros ingleses optaram por se dedicar aos chamados bracket clocks ou relógios de peanha, também utilizados sobre lareiras e mesas, como mencionado anteriormente, por isso não é habitual se encontrar relógios ingleses de coluna após a metade do século XIX.

Relógios de 30 horas

Relógio inglês de coluna, 30 horas, cerca 1680-1710Relógios de coluna de 30 horas, e não de oito dias, foram feitos no século XVII em Londres e, após esse período, no interior da Inglaterra até aproximadamente 1700. Quase todos os relógios de 30 horas tem um peso único tanto para movimentar o relógio como para as batidas da hora e meia-hora. Inicialmente usavam-se cordas para içamento do peso, mas por volta de 1780 elas começaram a ser substituídas por correntes. Na verdade, quando usavam corda, os relógios eram movimentados por uma corda única, sem fim, denominada de Huygens e por dois pesos, o peso principal e um peso secundário. O peso secundário servia, somente, para manter o movimento do relógio enquanto se puxava e subia o peso principal. Os relógios de 30 horas normalmente só tem um ponteiro embora alguns tenham sido convertidos, posteriormente, para acomodarem 2 ponteiros. Existem alguns desses relógios, fabricados ao redor de 1790, que já foram fabricados com 2 ponteiros, ponteiro de segundos e mostradores pintados. Quase todos tiveram suas caixas feitas em carvalho e, como eram mais baixos que os similares de 8 dias, eram muito usados nas casas tradicionais do interior da Inglaterra, as chamadas "cottages", razão pela qual eles também ficaram conhecidos como cottage clocks.

Clique nas imagens para aumentá-las.

No vídeo abaixo relógio de coluna, 30 horas, com um único ponteiro, fabricado por Abraham Weston, da cidade inglesa de Lewes, cerca de 1680-1710.


Na próxima atualização do site o assunto abordado ainda será o relógio inglês de coluna com possível extensão para os relógios alemães.