Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar a publicação anterior dessa página clicando no botão abaixo.

Caixa de música 1

Caixas de música

Na primeira publicação abordou-se rapidamente a invenção das caixas de música, a dificuldade de determinação da data de sua invenção bem como de seu inventor, tendo em vista que muitos consideravam os relógios musicais (com seus gongos e campainhas) como sendo uma caixa de música. Entretanto, a maioria dos autores reconhece como primeira caixa de música somente aquela que se utiliza do cilindro com pinos, produzindo as notas musicais através de um pente com dentes de aço.

Depois desse primeiro tipo de caixa de música, surgiram outros como as caixas de música com discos, os órgãos, os pianos (pianolas), os relógios de bolso e os passarinhos cantantes. Neste site serão abordadas somente as caixas de música de cilindro com pinos e as caixas com os passarinhos que cantam e encantam, uma vez que são as mais conhecidas no país.


Apenas como ilustração apresenta-se abaixo fotos de outros tipos de caixa de música (fotos: "Silver Anniversary Collection" - Musical Box Society International - 1974, "Restoring Musical Boxes and Musical Clocks - Arthur WJG Ord-Hume).

Clique nas fotos para aumentá-las.


Caixa de música de cilindro com pinos e pente

(Obtenha mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.)

Relógio de bolso com caixa de músicaCom base na referência, deve-se considerar o ano de 1796 como o da invenção das caixas de música com cilindro e pinos e reconhecer Antoine Favre como seu inventor, embora sempre existam divergências. Algumas delas atribuem o feito a Antide Janvier, em 1776, quando este produziu um relógio musical, entretanto existem dúvidas quanto à simultaneidade da produção do relógio e sua caixa musical, entre outras. Dessa forma, nasceu em Genebra, como resultado do esforço de um único homem, um invento que provocou uma revolução no mundo da música. As primeiras caixas de música foram adaptadas para as caixas de rapé, jóias e relógios de bolso, mas levou algum tempo até que o mecanismo fosse aperfeiçoado e se tornasse uma importante indústria de exportação. A cidade de Sainte Croix, na Suíça, ocupou o segundo lugar na produção de caixas de música até que em meados do século XIX o trabalho deixou de ser executado em casa, os produtores se reuniram e agregaram ao redor de si os artesãos necessários para transformar a produção das caixas de música. O trabalho só não era feito em grande escala na parte musical porque isso exigia maquinário específico. Por volta de 1890/1900 Sainte Croix estava apta a produzir grandes caixas de música com cilindros intercambiáveis e que podiam apresentar verdadeiros concertos. Sainte Croix foi responsável, portanto, pela produção de enorme quantidade de caixas de música que foram vendidas na Suíça e exportadas, tendo sido adaptadas a inúmeros objetos. Imediatamente pequenas lojas surgiram ao lado das fábricas com os mecanismos mais sofisticados e modernos para a época, tais como os produzidos por Messrs. Reuge que iam de movimentos com 18 a 72 notas musicais. A atividade dessa firma começou em 1880 e nesse ano Charles Reuge, cuja família trabalhou inicialmente com relógios, assumiu a fabricação de relógios com movimentos musicais. Esse foi o começo da fábrica Messrs.Reuge que em 75 anos passou de uma pequena oficina a um grande e moderna fábrica ("Silver Anniversary Collection" - Musical Box Society International - 1974).

A popularidade das caixas de música atingiu o seu máximo ao redor de 1850-1880 e, nessa época, quase 75% da música era reproduzida dessa forma. As caixas de música eram caras, na época, e portanto somente a classe média alta e a classe mais elevada podiam adquirir esse tipo de equipamento. Esse tipo de público dava preferência a música de compositores como Donizetti, Rossini, Mozart, Weber e Verdi, além disso várias árias dessas óperas eram muito adequadas para reprodução em caixas de música com cilindro e pente. Quando as caixas de música ficaram mais baratas, com a produção em larga escala, as músicas reproduzidas passaram a ser as mais populares da época, incluindo as músicas cômicas e as do teatro de variedades, entre outras("Silver Anniversary Collection" - Musical Box Society International - 1974).

As caixas de música de cilindro com pinos apresentam uma tal sofisticação mecânica que torna difícil acreditar que elas eram feitas sem auxílio de computador. Normalmente elas tocam mais de uma música e, para que isso aconteça, o cilindro com os pinos deve se movimentar da direita para a esquerda e vice-versa. Dessa forma, os pinos devem ser fixados de tal forma no cilindro que, para cada música diferente, mesmo com o deslocamento lateral do cilindro, eles estejam sempre na posição correta para acionar a nota musical certa no momento exato.

Além da dificuldade mecânica para sequenciar corretamente as notas musicais, os dentes de aço do pente devem estar corretamente afinados e não devem produzir nenhum tipo de vibração que interfira na qualidade da música. Nas próximas atualizações do site será explicado como isso é alcançado.

Apenas por curiosidade, o filme abaixo mostra uma caixa de música onde é perfeitamente possível identificar um problema, ou melhor alguns problemas, na reprodução da música. Prestando-se atenção à execução, próximo aos 0:08s, 0:10s, 0:12s, 0:14s, 0:17s, 0:25s e 0:27s, é possível identificar um ruído desagradável, ou um som como um "uoc" no meio da música. Apesar da dificuldade de fazer essa identificação em um filme, vale a pena tentar reconhecer o defeito. O mecanismo foi parcialmente colocado na sua caixa de madeira, sem a conexão das campainhas que o complementam, para facilitar a identificação desses ruídos desagradáveis.

Na próxima atualização do site, será abordado, mais detalhamente, o funcionamento e operação das caixas de música de cilindro e será possível verificar se a origem desses ruídos desagradáveis no meio da música tiveram suas causas identificadas e se as mesmas foram passíveis de correção.