Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.
Relógio de parede 1 Relógio de parede 2 Relógio de parede 3 Relógio de parede 4 Relógio de parede 5 Relógio de parede 6Os relógios de parede conhecidos REGULADORES VIENNA, ou simplesmente como VIENNA, são aqueles que utilizam pesos para acionamento do movimento e das batidas ou para acionamento, somente, do movimento
Esses relógios foram fabricados inicialmente na Áustria e posteriormente na Alemanha, somente. Devido à origem austríaca, eles ficaram conhecidos em todo mundo como relógios VIENNA. Desconhece-se a fabricação desse tipo de relógio em outro país.
Um pouco da história dos REGULADORES VIENNA
Ao redor de 1765 havia pouco mais de 16 fabricantes de relógio na Áustria, em 1780 eles já eram ao redor de 28, em 1805 chegaram a 57, mas em 1824 já existiam 84 grandes fabricantes de relógio no país. A produção de relógios cresceu, em grande parte, devido ao governo da Áustria que organizou entre 1789 e 1790 uma forte imigração de artesãos suíços. O período de ouro da fabricação dos relógios na Áustria ocorreu entre 1800 e 1850, tanto pela qualidade do mecanismo como pela arte introduzida nos mesmos. Durante cerca de 20 ou 30 anos, dizer que um relógio tinha sido produzido na Áustria era a melhor recomendação para sua qualidade.
Após 1850, quando os relógios começaram a ser industrialmente produzidos por outros países, a importância dos relógios austríacos decaiu consideravelmente. Não havia como competir, em preço, com os relógios fabricados em série. Esse é um dos principais motivos pelo qual os relógios austríacos, principalmente os reguladores VIENNA, são tão caros e desejados atualmente.
O outro motivo para a alta demanda dos reguladores VIENNA foi, e é, a sua precisão. Até o início do século XVIII, os únicos relógios de grande precisão eram os relógios de coluna, também conhecidos como longcase ou grandfather porque seu acionamento era feito por pesos. Como a força da gravidade sobre os pesos não se alterava, como ocorria com a força das molas ao se desenrolarem, a força que a atuava sobre o mecanismo se mantinha constante e, com isso, a precisão na marcação do tempo era garantida. Na Inglaterra, para compensar essa perda da força das molas, ao se desenrolarem, os relojoeiros desenvolveram o sistema fusée, já comentado na página Curiosidades 1 . Foi somente com a introdução, pelos relojoeiros austríacos, do uso dos pesos nos relógios de parede, dando origem aos reguladores VIENNA, que os mesmos passaram a ser tão confiáveis, na marcação do tempo, como os relógios de coluna, com a grande vantagem de ocuparem menos espaço. Os reguladores VIENNA, principalmente os austríacos, tem sido considerados não como uma forma de marcar o tempo, mas como uma forma de arte uma vez que se adequavam aos modelos da mobília da época. Com a expansão da revolução industrial, essa ideia, dos relógios de parede acionados por pesos, foi copiada pelos relojoeiros alemães, mas ainda assim esses reguladores foram produzidos em escala muito reduzida, quando se compara com outros tipos de relógio, seja de parede ou de mesa. Essa produção limitada, associada à sua precisão, acabou fazendo dos reguladores VIENNA os relógios de parede mais desejados pelos colecionadores.
ESTILO IMPÉRIO - 1800 a 1835
A subida de Napoleão ao governo francês assegurou à França a posse sobre vários territórios austríacos e foi uma grande ameaça à dinastia dos Habsburgs. Após a derrota de Napoleão, o mapa da Europa foi redesenhado durante o Congresso de Vienna (1814/1815) e a Áustria reconsolidou o seu poder sobre seus antigos territórios.
Durante esse período tanto a arquitetura como o mobiliário austríaco tiveram estilo próprio que acabou sendo adotado na arte da relojoaria. A arquitetura típica da época, consistia em tetos pontudos (Dach em alemão). Os relógios conhecidos como "laterndluhr" e "dachluhr" que apresentam esse "design", são típicos dessa época sendo que o "dachluhr" se estendeu até o período seguinte, o Biedermeier.
Normalmente as caixas dos relógios produzidos no período denominado Império e mesmo no período seguinte Biedermeier, que foi até 1850, eram mais simples, sóbrias, estreitas e retilíneas do que as produzidas posteriormente. Os primeiros reguladores VIENNA, que foram conhecidos como "laterndluhr" e "dachluhr", eram constituídos, basicamente, de três caixas, uma sobre a outra. Os reguladores VIENNA "laterndluhr" foram produzidos com uma grande variedade de mecanismos que vão dos que marcam somente a hora (um único peso) até os que batem as horas no estilo "grande sonnerie", ou seja, batem os quartos de hora seguidos das batidas das horas (click no vídeo abaixo para escutar a batida e obtenha maiores detalhes em Curiosidades 6 ). Nesse último caso, a grande maioria dos relógios é acionada por 3 pesos, mas existem muitos relógios, principalmente os mais antigos, onde o movimento é acionado por peso e as batidas são acionadas por cordas quando o movimento dura, habitualmente, três dias e as cordas das batidas duram um dia e meio a dois dias. Existem, também, relógios com movimento para 30 dias ou mesmo um ano. Não é estranho se encontrar, no ínicio desse período, relógios cuja a haste do pêndulo seja feita em aço (ou ferro), ao contrário da quase totalidade dos relógios de parede onde o pêndulo utiliza haste de madeira. A confecção das suas caixas é uma obra de arte, uma vez que as duas portas inferiores da caixa, dos relógios "laterndluhr", não utilizam dobradiças, elas são encaixáveis.
Os relógios "laterndluhr" e "dachluhr", com forte ênfase para o primeiro, são considerados verdadeiras raridades e é extremamente difícil encontrá-los fora de museus ou coleções particulares. Algumas reproduções tem sido feitas aproveitando parte do mecanismo dos relógios produzidos na época, mas em caixas modernas, embora algumas estejam sendo feitas no estilo original. Alguns dos reprodutores desses relógios os anunciam corretamente, como uma montagem recente, mas nem sempre é o caso. É necessário ter cuidado!
ESTILO BIEDERMEIER - 1835 a 1848
Após a derrota de Napoleão, a classe média começou a substituir a aristocracia, em Vienna. Isso deu origem ao período BIEDERMEIER onde a burguesia tentou imitar a aristocracia. Foi um período de opressão e censura onde influências externas não eram bem aceitas, não havia grandes escritores na Áustria nessa época e a criatividade ficou focada na música e nas artes manuais. A revolução de 1848, com um parlamento eleito e mais liberdade na Áustria, deu início ao estilo NEO-CLÁSSICO, gerando na relojoaria caixas com estilos que ficaram conhecidas como SERPENTINE e TRANSITIONAL, mencionados a seguir. (1850-1885).
A forma dos relógios "laterndluhr" foram simplificadas de tal forma que passaram a se assemelhar a um retângulo. O modelo "dachluhr" passou a predominar. Outros formatos, com um pouco mais de ornamentos no topo e caixas mais sofisticadas, começaram a surgir e desapareceu a divisão entre o topo quadrado e o retângulo do restante da caixa. Surgiram os entalhes nas caixas, os pilares e os topos ornamentados, entre outros adereços. Os relógios com três pesos e a batida "grande sonnerie" continuaram a existir e a criatividade da época deu origem, inclusive, a um relógio com um único peso excêntrico marcando somente as horas, e esse peso era elevado com uma corda na lateral da caixa.
No decorrer do período os relógios deixaram de exibir o estilo de batida conhecido como "grande sonnerie" para apresentarem batidas somente nas horas e meias horas ou nenhuma batida de qualquer espécie.
É muito difícil identificar com precisão o país de origem dos reguladores VIENNA do final desse período, uma vez que coincide com a entrada da Alemanha no mercado internacional e com a produção industrial dos mesmos.
(Clique sobre as imagens para aumentá-las )
ESTILO NEO-CLÁSSICO (SERPENTINE e TRANSITIONAL) - 1850 a 1885
Após a revolução na Áustria, em 1848, ocorreu uma sensível melhoria de vida para a população e esta começou a adquirir objetos que antes eram somente destinados aos mais ricos, como por exemplo os relógios, principalmente os reguladores VIENNA. Foi uma época em que os estilos neo-Grego, neo-renascença e neo-gótico predominaram na arquitetura vienense. A arquitetura, pesadamente decorada da época, se refletiu nos relógios.
Esse período é, também, conhecido por outros como TRANSITIONAL (ou SERPENTINE) e ocorreu na Áustria concomitantemente com a entrada, no mercado internacional, dos relógios reguladores tipo VIENNA produzidos, industrialmente, na Alemanha. Relógios desse período/estilo são extremamente difíceis de terem seu real país de origem identificado, ao contrário dos relógios laterndluhr e dachluhr que não deixam nenhuma margem de dúvida.
É bem típico dessa época os relógios conhecidos como "SERPENTINE" que encantam pelo movimento sinuoso das caixas.
Não houve mais espaço para os artesãos austríacos competirem com a indústria alemã, principalmente após o alemão Gustav Becker ter conhecido e aprendido a arte da relojoaria austríaca e a industrializado em seu país natal.
(Clique sobre as imagens para aumentá-las )
ALT DEUTSCH - 1870 a 1900
Sem nenhuma dúvida, a maior parte dos reguladores VIENNA existentes e comercializados atualmente veio dessa época, graças à industrialização largamente utilizada na Alemanha. Suas caixas são muito ornamentadas e atraentes. Para a grande maioria das pessoas, esse é o único estilo conhecido de reguladores VIENNA. As Colunas de Corinto, na porta, são uma marca registrada do estilo ALT DEUTSCH. Uma grande parte dos relógios dessa época possuem ponteiros de segundos.
Mesmo com a industrialização dos relógios, na Alemanha, comparativamente com os outros tipos de relógio produzidos no país e no mundo, os reguladores VIENNA são uma insignificante minoria, razão pela qual eles são raramente encontrados no mercado. Na Alemanha, alguns relojoeiros se destacaram na produção desse tipo de relógio como, por exemplo, Gustav Becker e Lenzkirch.
Não é necessário fazer grandes comentários a respeito dos reguladores VIENNA, sua qualidade, sua elegância e sua escassez são suficientes para justificarem os altos valores que alcançam habitualmente no mercado (OS ORIGINAIS!).
(Clique sobre as imagens para aumentá-las )
fontes:http://www.vienna-regulators.com/vienna-styles, Viennese Clockmakers and What They Left Us - F.H. van Weijdom Claterbos 1979 Vienna Regulators and Factory Clocks - Rick Ortenburger
COMO DIFERENCIAR UM REGULADOR VIENNA DE ORIGEM AUSTRÍACA DE UM PRODUZIDO NA ALEMANHA?
Isso pode ser muito fácil ou extremamente difícil, mas pode ser ainda mais difícil distinguir uma cópia de uma reprodução. Excluindo as fraudes desses comentários, existem algumas pistas que podem dar uma indicação do país de origem do relógio.
Relógios no estilo "laterndluhr" e "dachluhr", se não forem cópias, serão SEMPRE austríacos.
O problema da identificação começa no período Biedermeier. Obviamente, a primeira coisa a ser procurada é uma assinatura, seja no mostrador ou na máquina. Com o nome do relojoeiro, uma consulta simples a um site de busca deverá resolver o problema, caso contrário sugere-se uma consulta ao livro do Claterbos, mencionado como referência logo acima neste site.
Se não houver assinatura, nem no mostrador nem na máquina, mas o relógio tiver ponteiro de segundos, a chance dele ser de origem austríaca é mínima porque esses relógios estão fora de mercado há muito tempo, ou eles estão em museus ou em coleções particulares, e quando chegam ao mercado é fácil questionar a procedência.
Essas observações acima, já permitem identificar a origem de mais da metade dos relógios reguladores VIENNA disponíveis, habitualmente, no mercado.
Para os relógios não identificados, é necessário ter acesso à máquina e à fixação do mecanismo na caixa. Não há outra possibilidade e isso já exige alguma prática e experiência. Não é regra geral, mas muito comumente, relógios em que o mecanismo é fixado na caixa, encaixado entre travessas metálicas paralelas e aparafusado lateralmente, são normalmente alemães (VER FOTO AO LADO).
A partir daí, é praticamente impossível a um leigo e mesmo a pessoas experimentadas, fazer uma identificação precisa da origem. Isso porque não é fácil distinguir as peças produzidas artesanalmente das fabricadas industrialmente.
NA REALIDADE, QUEM POSSUI UM RELÓGIO REGULADOR VIENNA JÁ POSSUI UM GRANDE RELÓGIO, SEJA ELE AUSTRÍACO OU ALEMÃO. APROVEITE BEM PORQUE SÃO RELÓGIOS DIFÍCEIS DE SEREM ENCONTRADOS.