Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.

Curiosidades 1 Curiosidades 2 Curiosidades 3 Curiosidades 4 Curiosidades 5 Curiosidades 6

Curiosidades

As batidas dos relógios ALEMÃES

Nenhum outro país, fabricante de relógios de coluna, mesa ou parede, foi tão criativo na forma de indicar as horas, como a Alemanha.

Os relógios americanos sempre utilizaram uma roda de batida para controlar as horas, o que permite um descompasso ocasional entre o número de batidas e a hora indicada no mostrador, principalmente quando a corda da batida acaba antes da corda do movimento. Os relógios franceses também se utilizaram dessa roda de batidas, com o mesmo inconveniente dos relógios americanos, por um longo tempo, antes de adotarem o sistema de caracol, já abordado em Curiosidades 6. Os relógios alemães, entretanto, em sua larga maioria, adotaram o sistema de caracol. É muito difícil encontrar um relógio alemão com roda de batida, embora eles existam.

Tipos de batidas encontráveis em relógios alemães de parede

Batida de hora e meia hora em campainha, gongo ou barras sonoras

A grande maioria dos relógios alemães bate hora e meia hora em gongo, assim como os relógios americanos, mas a sonoridade dos gongos dos relógios alemães é muito superior a dos americanos. De modo geral, a sonoridade dos relógios alemães, seja em campainha, em gongo ou em barras sonoras é muito superior que a dos relógios produzidos em qualquer outro país. A gravação, reproduzida no site, não espelha com fidelidade a qualidade sonora dos relógios alemães.

(click para escutar a batida das horas, seguida da meia hora e da hora, novamente)

Batida de hora e meia hora com passarinhos e/ou musical (CUCOS)

Praticamente todos conhecem ou já viram um relógio CUCO. Não se sabe ao certo quem inventou o relógio CUCO e onde foi feito pela primeira vez, o que é certo e que ele atrai a atenção e o gosto de todos. Embora não se saiba quem inventou o relógio CUCO, sabe-se que foi na Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, onde se deu o seu desenvolvimento. Existem referências a relógios CUCO que retornam ao período de 1630, mas as informações mais consistentes dizem que o primeiro relógio CUCO da região da Floresta Negra é atribuído ao relojoeiro Franz Anton Ketterer, da cidade de Schönwald, inspirado nos órgãos da igreja. Em meados do Século XVIII, vários relojoeiros na região já fabricavam relógios CUCO com engrenagens de madeira. Os relógios CUCO são fabricados e vendidos até a presente data e continuam como um dos mais desejados relógios de parede. (https://www.bavarianclockworks.com/history-of-the-cuckoo-clock/).

(click para assistir os vídeos abaixo. Se quiser ver em tela cheia click nas quatro setas à direita)



Batida das horas e dos quartos de hora, conhecida como petite sonnerie

Juntamente com os relógios CUCO, esses devem ser um dos mais procurados pelos apreciadores de relógios de parede alemães. É possível que, assim como nos CUCOS, a grande atração não esteja na marcação da hora, propriamente dita, mas sim na sonoridade musical.

(click para assistir os vídeos abaixo.Se quiser ver em tela cheia click nas quatro setas à direita)

Batida dupla de hora e meia hora

Esses relógios alemães são, normalmente, de meados do Século XX. A grande maioria ainda traz no entalhe em madeira a marca característica dos relógios alemães da região da Floresta Negra, que se manteve como o grande centro produtor de relógios da Alemanha.