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Curiosidades 1 Curiosidades 2 Curiosidades 3Nas atualizações anteriores, mostrou-se a evolução dos sistemas de escapamento de relógios de mesa, parede e coluna e a revolução causada na horologia com a descoberta do pêndulo e sua utilização em relógios. Ficou faltando comentar a respeito de um sistema de escapamento bastante diferente dos demais, conhecido como detent, e utilizado nos cronômetros navais, como já mencionado na segunda atualização do site, na parte de relógios de mesa. Os cronômetros navais, e particularmente seu sistema de escapamento (detent), são extremamente sofisticados e delicados, dada à sua alta precisão, dessa forma é fortemente recomendado que não seja manuseado por quem não esteja habilitado a fazê-lo .
Para se entender melhor o funcionamento de um escapamento tipo detent é conveniente conhecer um pouco do sistema de escapamento dos relógios de pulso, bolso e de mesa que não utilizam o pêndulo. Esses relógios utilizam o se convencionou chamar de sistema de balanço onde uma roda de escapamento, com uma mola espiral também conhecida como cabelo (hairspring), possui um movimento oscilatório que retém, ou libera, uma espécie de garfo, com duas pedras duras nas pontas, permitindo o movimento controlado do mecanismo. Nada pode esclarecer melhor o sistema do que a sua visualização em um vídeo bem reduzido. (crédito do vídeo: intro. about gear train of wristwatch - https://www.youtube.com/watch?v=dao0mbAbNLE). No sistema convencional de balanço, a roda de escapamento (com sua mola espiral em cabelo) tem seu movimento influenciado diretamente pelo garfo durante boa parte do ciclo de movimento (retenção, liberação e impulso) e isso reduz a precisão do relógio.
O sistema denominado detent, que começou a ser desenvolvido em 1748 por Pierre Le Roi (um dos mais famosos relojoeiros franceses) ganhou sua forma final por volta de 1800, com o relojoeiro inglês Thomas Earnshaw e teve o mérito de permitir que a roda de escapamento, com uma mola espiral não tão delicada como o cabelo, tivesse seu movimento livre durante praticamente todo o período do ciclo, exceto por um breve período de tempo quando ela impulsiona uma mola em lâmina para liberar um dente da engrenagem de escapamento. Abaixo estão apresentados quatro tipos diferentes de detent, e no vídeo (clique para ver o vídeo) de Guy Williams é possível entender melhor seu funcionamento. Este sistema, que trabalha sem qualquer tipo de lubrificação, permitiu melhorar sensivelmente a precisão dos relógios, particularmente dos cronômetros navais (fotos:Mercer Chronometers, history, maintenance and repair - Tony Mercer).
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Abaixo, com mais detalhes, está apresentada a detent utilizada no cronômetro produzido pela empresa britânica Thomas Mercer. A foto à esquerda apresenta um ângulo diferente do que já foi mostrado acima (terceira foto a partir da esquerda) e a foto à direita mostra uma vista explodida com as diversas partes que a compõem, ressaltando-se a de número 5 que indica uma mola, em lâmina, de ouro (fotos:Mercer Chronometers, history, maintenance and repair - Tony Mercer).
Na próxima atualização do site serão abordados os tipos de pêndulos que foram desenvolvidos com o tempo para aumentar a precisão dos relógios.