Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.

Relógio de coluna 1 Relógio de coluna 2 Relógio de coluna 3

Relógios de coluna

Relógios americanos de coluna ou Long case clocks ou grandfather clocks

(Obtenha mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.)

Na última atualização do site foram abordados os relógios ingleses de coluna ou long case clocks ou ainda grandfather clocks. Nessa atualização o objetivo serão os relógios desse mesmo tipo, mas produzidos nos Estados Unidos da América, uma vez que sofreram influência direta desses relógios ingleses. Não é comum se encontrar esse tipo de relógio no Brasil, provavelmente porque a produção americana foi insuficiente para atender o seu próprio mercado interno. Relógio lanternaA verdade é que é mais fácil se encontrar no Brasil relógios de coluna ingleses, e até mesmo holandeses, do que relógios americanos, embora eles existam por aqui.

Os primeiros relógios que chegaram aos Estados Unidos não foram, certamente, relógios de coluna devido à sua dimensão e peso. Provavelmente os primeiros relógios que chegaram aos Estados Unidos foram relógios de pequeno porte e, muito provavelmente, os relógios tipo lanterna (lantern clocks) produzidos na Inglaterra. Por volta de 1660-1670, já eram produzidos na Europa, principalmente na Inglaterra, relógios de coluna com excelente precisão utilizando pêndulo e escapamento com âncora. Conforme já mencionado nesse site, muitos relógios nessa época utilizavam somente o ponteiro das horas e a mesma coisa se passou nos Estados Unidos, só que em menor escala. Dessa forma, muito poucos relógios americanos de um só ponteiro sobreviveram ao tempo. Um dos primeiros a prosperar nos Estados Unidos fazendo esse tipo de relógio foi Abel Cottey que emigrou para Filadélfia em 1682. No século XVIII a indústria relojoeira se desenvolveu muito nos Estados Unidos, principalmente em Pensilvânia, Massachusetts, Connecticut e Nova York, sempre com enorme influência inglesa. Obviamente a indústria local teve que se adaptar aos materiais disponíveis nos Estados Unidos, ressaltando-se a escassez de bronze e o tipo de madeira utilizado, sendo que a utilização da cerejeira foi enfatizada devido à sua disponibilidade. Muitos relógios de coluna ingleses continuaram a ser importados completos, mas de pouco em pouco, somente suas partes, tais como mostradores e mecanismos, vinham do exterior até que isso foi se reduzindo para a importação de algumas engrenagens e tipos de pêndulo. Antes mesmo da Guerra da Independência dos Estados Unidos, uma grande quantidade de relógios de coluna já era produzida em território americano (The Book of American Clocks - Brooks Palmer, A Collector's Guide to Clocks - Derek Roberts).


Quatro tipos de mecanismos foram usados nos relógios americanos de coluna: os mecanismos de madeira para 30 horas e oito dias e os mecanismos de bronze, também, para 30 horas e oito dias. Abaixo estão alguns exemplos de relógios de coluna produzidos nos Estados Unidos com seus respectivos relojoeiros e datas de fabricação, onde é facilmente identificável a influência da relojoaria inglesa, a tal ponto que uma análise não muito cuidadosa pode confundí-los com facilidade (fotos: A Collector's Guide to Clocks - Derek Roberts).

Clique na imagem para aumentá-la.

Clique na imagem para aumentá-la.

Na próxima atualização do site o assunto abordado serão os relógios holandeses e alemães de coluna.