Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Relógios de parede

relógio francês de paredeOs maiores fabricantes de relógios de parede nos séculos passados foram a Alemanha e os Estados Unidos. A França e a Inglaterra não se dedicaram muito a esse tipo de relógio, embora existam relógios franceses e ingleses de parede.

Os franceses produziram principalmente os relógios de bronze ou metal, alguns com a douração típica ormolu, os chamados relógios de cartel, enquanto os ingleses focaram mais nos relógios redondos para estações ferroviárias e nos chamados relógios de taverna

Como a produção desses relógios franceses e ingleses foi em pequena escala, os preços pagos atualmente por eles são relativamente mais elevados do que o que seria esperado. Seria conveniente destacar os valores alcançados pelos relógios ingleses de taverna (Tavern Clocks) que podem chegar a doze ou quinze mil reais ou até mais.

relógio inglêsConta a história que em 1797 foi aprovada uma lei no parlamento inglês que obrigava cada residência a pagar uma taxa por relógio que tivesse em casa, devido a isso a maioria dos ingleses se livrou de seus relógios e passou a frequentar os bares (Pubs) também para saber as horas. Por esse motivo, esse tipo de relógio ficou conhecido como Tavern Clock ou Act of Parliament Clock (foto:A Collector's Guide To Clocks.Derek Roberts ).

É extremante fácil distinguir um relógio de parede alemão de um relógio de parede americano pelo estilo das caixas. Praticamente todos os relógios alemães exibem caixas retangulares sem muito adorno, enquanto os relógios americanos exibem variados tipos de caixa e normalmente com muitos tipos de enfeites.

Obtenha mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.


Abaixo estão alguns exemplos, para efeito de comparação, de relógios alemães e americanos.


Relógios de parede americanos

Os Estados Unidos começaram a se dedicar à fabricação de relógios de parede na segunda metade do século XIX e, imediatamente, identificaram um nicho de mercado, qual seja os relógios mais populares e de mais baixo custo, assim como fizeram com os relógios de mesa. No início a produção era artesanal, após 1880-1890 foi iniciada a produção em linha que fez cair substancialmente os custos de produção e, em consequência, os preços.

Restam, hoje, muito poucos relógios dessa fase inicial da indústria americana e muitas vezes eles são conhecidos como relógios anglo-americanos devido à forte influência inglesa em seus estilos. Os relógios anglo-americanos são bem valorizados no mercado americano, como seria esperado. Sua manutenção é um pouco mais complicada tendo em vista que não existe intercambiabilidade de peças e nem disponibilidade no mercado. Frequentemente, até as molas (movimento e da batida de hora e meia-hora) são diferentes entre si.

Abaixo está um exemplo de um raro relógio americano produzido ao redor de 1850 por Chauncey Jerome, que era um fabricante individual de relógio e que, após ter ido à falência, teve seu pequeno local de trabalho incorporado por uma fábrica de maior porte, a New Haven Clock Company. Em 1885 a New Haven passou a usar exclusivamente o seu nome nos relógios produzidos pois não precisava mais da fama de Jerome para qualificar seus produtos. Como se poder ver no maquinário, as cordas (movimento e batida) tem tamanhos diferentes. Gravado na máquina aparecem os nomes de Chauncey Jerome e da fábrica New Haven. No mostrador aparece o nome de W.H.Riggs, como se pode ver na quarta foto, que era um joalheiro famoso em Filadélfia e deve ter sido o comerciante que vendeu o relógio (retailer).

Clique na imagem para aumentá-la.


Como muito há que se falar nos relógios americanos de parede, a sequência desse site ainda vai tratar de relógios americanos, antes que se passe aos relógios de parede alemães, franceses e ingleses.