Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.

Relógio de coluna 1 Relógio de coluna 2 Relógio de coluna 3 Relógio de coluna 4

Relógios de coluna

Relógios holandeses de coluna ou Long case clocks ou grandfather clocks

Na última atualização do site foram abordados os relógios americanos de coluna ou long case clocks ou ainda grandfather clocks mostrando a influência inglesa sobre os mesmos. Nessa atualização serão abordados os relógios holandeses de coluna, que embora não sejam frequentemente encontrados no Brasil, são muito bem valorizados pelos compradores.

Antes de entrar em maiores detalhes, deve-se enfatizar, também, a enorme similaridade dos relógios de coluna holandeses com os relógios ingleses. Consta que o Rei Eduardo III comissionou a construção do famoso relógio da torre da Catedral de Salisbury a dois relojoeiros holandeses, em 1368, e que a construção foi feita por ferreiros de Bruges. O mais antigo relógio de torre em território holandês é provavelmente o de Lanscroon, em Maastricht, datado de 1400 - 1420. No museu de Zaandam, existe um relógio de torre, feito ao redor de 1500, e mostra que os holandeses já se utilizavam, nessa época, do escapamento verge - foliot, já bastante discutido em várias atualizações desse site (http://www.antique-horology.org/_Editorial/thedutchconnection/default.htm, The Country Life International Dictionary of Clocks - Editor Alan Smith, Antique Clocks and Clock Collecting - Eric Bruton).

Um dos primeiros e mais conhecidos relojoeiros holandeses foi Salomon Coster porque ele foi um dos primeiros a utilizar relógios de pêndulo. Isso porque ele trabalhava sobre a orientação de Christann Huygens, matemático e físico, a quem foi atribuído, como já mencionado nesse site na parte de CURIOSIDADES, a utilização em relógios, pela primeira vez, do pêndulo descoberto por Galileu. O nome de Huyghens também está associado ao sistema de corda sem fim utilizado pelos relógios de 30 horas ingleses, como mencionado na segunda atualização desse site na parte de RELÓGIOS DE COLUNA. O fato de que Holanda e Inglaterra viviam dos mares e nos mares ao redor dos Séculos XV e XVI aproximou muito esses dois países no desenvolvimento da arte da relojoaria. Até mesmo o problema da determinação da longitude, exaustivamente comentado nesse site na segunda atualização em RELÓGIOS DE MESA, se repetiu na Holanda. Em 1627, também o governo holandês estabeleceu um prêmio para o desenvolvimento de uma cronômetro naval capaz de determinar a longitude. Huygens, assim como John Harrison na Inglaterra, também tentou projetar esse cronômetro junto com vários outros relojoeiros holandeses, mas não tiveram o sucesso do seu correspondente inglês (http://www.antique-horology.org/_Editorial/thedutchconnection/default.htm, The Country Life International Dictionary of Clocks - Editor Alan Smith, Antique Clocks and Clock Collecting - Eric Bruton).

A semelhança entre os relógios ingleses e holandeses de coluna (long case clocks) é enorme, mas não se pode afirmar se foram os ingleses que influenciaram os holandeses ou se foram os holandeses que influenciaram os ingleses. O que se sabe é que o filho mais velho de um relojoeiro de descendência holandesa (Ahasuerus Fromanteel I), baseado em Londres, trabalhou por algum tempo com Salomon Coster imediatamente após ele ter utilizado o pêndulo imaginado por Huygens e que, nesse mesmo ano, em Londres, Fromanteel começou a produzir relógios de coluna com pêndulo. Por outro lado, relojoeiros ingleses que se mudaram para Holanda, como o próprio Fromanteel e seus filhos, entre outros, trouxeram inovações da Inglaterra para a Holanda. Segundo Pier van Leeuwen, curador do Museum of the Dutch Clock, o mais antigo relógio de coluna holandês conhecido é assinado por Anthonius Hoevenaer é suposto ter sido fabricado entre 1675 e 1685, portanto 25 anos após o que teria sido apresentado pelo relojoeiro londrino Fromantel (1660) (http://www.antique-horology.org/_Editorial/thedutchconnection/default.htm, The Country Life International Dictionary of Clocks - Editor Alan Smith, Antique Clocks and Clock Collecting - Eric Bruton).

Alguns dos mais conhecidos relojoeiros holandeses foram, sem nenhuma ordem de importância: Carol Willem Baker (1730-1806), Johannes van Ceulen de Oude (em torno de 1700), Barent van der Cloesen (1690-1715), Salomon Hendrikszoon (em torno de 1650), Andreas Hohwü (1803-1885), Steven Hoogendijk (1698-1788), Christian Huygens (1629-1695), Steven Huygens (final do Século XVII e início do Século XVIII), Pieter Klock (1665-1754), Joseph Norris (final do Século XVII) Severijn OOsterwijk (final Século XVII), Claude Pascal (final Século XVII), Richardus Rikkert (1780-1850), Hendriks Gosselik Ruempol (1682-1759), Jurriaan Spraekel (1615-1690) Anthony ter Swaek (1692-1772), Pieter Visbagh (final do Século XVII).

O mais recente relógio holandês de coluna leiloado no Rio de Janeiro há, aproximadamente, 4 ou 5 anos atrás vendeu por um valor ao redor de 35 mil dólares.

Clique na imagem para aumentá-la.

Na próxima atualização do site será mostrado como trocar a corda (ou catgut) dos pesos de um relógio de coluna francês Comtoise, ou Morbier.