Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.

Relógio de parede 1 Relógio de parede 2

Relógios de parede

Relógios de parede americanos

Os primeiros relojoeiros nos Estados Unidos - Continuação

Enquanto Eli Terry e Seth Thomas já estavam bem estabelecidos no mercado de relógios americanos, Chauncey Jerome começava sua vida como carpinteiro trabalhando para o primeiro, enquanto em Waterbury florescia esse tipo de mercado, outras indústrias de relógio começaram a se estabelecer na Pennsylvania, Ohio e Connecticut. A grande maioria dos novos fabricantes começou copiando o relógio produzido por Terry que passou a ter um grande problema para preservar sua patente. Os processos judiciais para manutenção da patente acabaram não produzindo nenhum resultado prático.(Clocks & Watches - Eric Bruton, The book of American Clocks - Brooks Palmer)

Chauncey Jerome vendeu sua casa em Plymouth e se estabeleceu em Bristol. Ao redor de 1820, os produtores de latão, que supriam a indústria de botões, expandiram a produção e começaram a surgir as primeiras máquinas de relógio feitas inteiramente nesse material. Por volta de 1830, um relojoeiro chamado Joseph Ives introduziu um sistema inovador para substituir os pesos na movimentação dos relógios. Ele criou um relógio movido com molas semelhantes as molas usadas na suspensão das carroças. Essa molas ficavam na parte de baixo do relógio e acionavam o movimento através de cordões. Existiam, pelo menos 3 tipos de relógios como esses, os que duravam 30 horas, os de um dia e os de oito dias. Os relojoeiros Birge e Fuller, de Bristol produziram um grande número desses relógios usando uma licença de patente de Joseph Ives.(Clocks & Watches - Eric Bruton, The book of American Clocks - Brooks Palmer)

Clique na imagem para aumentá-la.

Em 1833, Eli Terry se retirou do mercado transferindo a fábrica para seu filho, mas poucos anos mais tarde o mercado de relógios de madeira estaria encerrado, entre outras razões pela grande depressão de 1837 e, em seguida, pela disponibilidade de latão e bronze. Os relógios de latão e bronze produzidos por Chauncey Jerome começaram a ser produzidos em grande quantidade a partir de 1838. Isso colocou o filho de Eli Terry fora do mercado, mas Seth Thomas se tornou um bem sucedido fabricante de relógios de latão e bronze. Em 1842, Chauncey Jerome começou a exportar sua produção para a Inglaterra, quando foi acusado de dumping. Seth Thomas e outros relojoeiros americanos também seguiram o caminho de exportar relógios para a Inglaterra, causando um grande dano à indústria inglesa de relógios. O esforço financeiro de Chauncey Jerome acabou sendo maior do que ele poderia suportar e sua fábrica foi fechada. Jerome associou-se, então à firma New Haven, em Connecticut, e durante algum tempo seus relógios foram produzidos com essa dupla marca. Mesmo depois que Chauncey Jerome parou de trabalhar para a firma New Haven, durante algum tempo, ela ainda colocou no mercado relógios com seu nome, devido ao prestígio que ele havia adquirido.(Clocks & Watches - Eric Bruton)

Clique na imagem para aumentá-la.

As grandes marcas de relógios americanos

As grandes marcas de relógios americanos que cruzaram o século XIX e chegaram ao século XX, ou próximo dele foram: Ansonia, Gilbert, Seth Thomas, Sessions, Welch, Ingraham e Waterbury. A seguir será apresentado um pequeno resumo da história dessas fábricas nos Estados Unidos.

Fábrica da Ansonia, Brooklyn, Nova YorkAnsonia

A fábrica Ansonia de relógios iniciou sua história em Bristol em 1841. Em 1841, Theodore Terry, o sobrinho de Eli Terry, formou uma parceria com Franklin C. Andrews. A nova firma Terry&Andrews deveria produzir relógios baratos de bronze e latão. Após a falência de Chauncey Jerome, em 1845, Terry&Andrews se tornaram a maior fábrica de relógios em Bristol. Ao redor de 1850, Anson G. Phelps, um rico industrial de Nova York, que operava uma fundição em Birmingham - Connecticut, convenceu Terry e Andrews a deixarem Bristol e a se juntarem a ele. Em 7 de maio de 1850, Anson G. Phelps, Theodore Terry e Franklin C. Andrews formaram uma nova empresa denominada Ansonia Clock Company para produção e venda de relógios e movimentos. A nova localização da fábrica era uma vila na cidade de Derby (Connecticut) dentro de uma enorme propriedade pertencente a Phelps onde também estava localizada a firma Jerome-New Haven, mencionada acima. Durante o primeiro ano de funcionamento, alguns poucos relógios exibiram a marca Terry&Andrews, Ansonia, embora os mostradores pudessem apresentar a marca Ansonia Clock Company, Ansonia. (Ansonia Clocks & Watches - Tran Duy Ly)

Franklin Andrews vendeu sua parte na empresa em novembro de 1852. Anson Phelps vendou suas ações na empresa para seu cunhado, James B. Stokes, em 1853. Ansonia foi uma das 3 fábricas de relógio de Connecticut que participaram da Feira Mundial de Nova York, em 4 de julho de 1853. Em 1854, James Stokes vendeu sua participação na empresa para a firma Phelps,Dodge & Company. Em novembro de 1854, a Ansonia pegou fogo e o que restou da empresa foi vendida aos diretores da Phelps,Dodge&Company. Os 15 anos seguintes da história da fábrica são difíceis de serem rastreados. Não havia oficialmente uma empresa, mas os relógios continuavam a serem produzidos com a marca Ansonia Brass Company e alguns poucos foram negociados com a marca Ansonia Brass&Battery Company . Um outro setor da empresa de Phelps, Dodge & Company, a Ansonia Brass & Battery Mill reportou, em junho de 1860, a produção de 22.000 movimentos de relógio e 2000 relógios completos durante os últimos 12 meses.(Ansonia Clocks & Watches - Tran Duy Ly)

Em fevereiro de 1869, a empresa foi reorganizada como Ansonia Brass & Copper Company tendo sido produzidos mais de 80.000 relógios entre junho de 1869 e junho de 1870. Os relógios nesse período receberam a marca Ansonia Brass & Copper Company e a primeira lista de preços dessa fábrica foi publicada em 01 de janeiro de 1873 com 45 modelos de relógios. Em 21 de dezembro de 1877 ocorreu uma nova reorganização da empresa na cidade de Nova York e denominou-se Ansonia Clock Company. Várias alterações acionárias ocorreram até que em janeiro de 1878 uma nova e enorme instalação fabril entrou em operação no Brooklyn, Nova York. Em 27 de outubro de 1880, a fábrica no Brooklyn, que havia sido completamente destruída pelo fogo, e rapidamente reconstruída, tinha em janeiro de 1883 escritórios de venda em Nova York, Chicago e Londres, sendo que em 1886 a empresa tinha um catálogo com 228 tipos de relógio e em 1914 esse número tinha aumentado para 450. Em 1914 a empresa tinha agentes na Austrália, Nova Zelândia, Japão, China e Índia e exportava relógios para esses países e mais 18 outros (Ansonia Clocks & Watches - Tran Duy Ly). A grande maioria dos relógios americanos exportados para o Brasil foram produzidos pela Ansonia, a tal ponto que, até hoje, quase todos os relógios americanos de parede que são colocados à venda aqui no país acabam sendo chamados de Ansonia, embora tenham sido produzidos por outros fabricantes e, em alguns casos, não sejam nem mesmo americanos. No Brasil, o nome Ansonia se tornou quase que um sinônimo de relógio de parede.

A primeira guerra mundial reduziu bastante a produção da empresa e somente 136 tipos de relógio eram oferecidos em 1920 e 47 tipos em 1927. Em 1926 a empresa vendeu sua loja no Brooklyn e em 1929 vendeu a fábrica para uma empresa russa denominada Amtorg Trading Corporation que entrou em operação plena, na Rússia, em 1956. Consta que em 1969, uma família de Washington registrou novamente a marca Ansonia e recomeçou a produzir relógios com a marca Ansonia Clock Company, Inc. (Ansonia Clocks & Watches - Tran Duy Ly)

É possível, portanto, verificar que existem relógios fabricados pela empresa em diferentes épocas e, portanto, datar, mesmo que a grosso modo, a sua fabricação não é impossível, desde que se tenha acesso ao nome impresso no mecanismo. É evidente que relógios produzidos em diferentes épocas terão diferentes valores no mercado. Embora a larga maioria tenha sido produzida no Brooklyn, é exatamente a caçada às raridades que proporciona todo o prazer dos colecionadores.

Clique na imagem para aumentá-la.

Observação importante: Embora os fabricantes americanos tenham produzido em larga escala relógios de parede e de mesa, a apresentação dos mesmos está sendo feita, neste site, na parte relativa aos relógios de parede porque a sua comercialização no Brasil foi extremamente mais intensa do que a de qualquer outro tipo de relógio.

Na próxima atualização do site será continuada a apresentação dos relógios americanos e, em particular detalhes de outros fabricantes importantes.