ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br
Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.
Relógio de coluna 1 Relógio de coluna 2(Obtenha mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.)
Na última atualização do site foram dadas indicações sobre como inferir datas de relógios de coluna ingleses por sua aparência externa. Essa inspeção externa é normalmente suficiente para a grande maioria dos casos, entretanto a aquisição de um relógio de coluna, muitas vezes, é algo que se faz uma única vez e portanto deve ser acompanhada de um cuidado extremo porque os valores podem variar significativamente de um período para o outro e também de um relojoeiro para o outro.
Não é uma regra imutável, mas os grandes relojoeiros ingleses tinham por hábito colocar seus nomes ou no mostrador ou no mecanismo. Através do nome e da cidade, usando os sites de busca, é quase sempre possível obter detalhes sobre período de fabricação, produtos fabricados por esse relojoeiro, membros da família que o sucederam e continuaram usando o nome do relojoeiro original e muitas outras informações. Esse é um site bem completo para essa busca, entretanto, nesse caso, existe um custo para isso. Esse custo pode ser considerado acessível, principalmente se se levar em conta o valor a ser investido na aquisição de um bom relógio desse tipo. Repito, esse é apenas um dos sites dedicados a apresentar os relojoeiros ingleses e sua história.
Ainda assim, aparecendo ou não o nome do relojoeiro no mostrador ou no mecanismo, existem outras pistas internas ou externas que podem ser observadas. Não existe nada mais fácil do que chegar até a máquina de um relógio de coluna inglês, e isso pode ser visto no vídeo abaixo. Basta puxar para a frente a parte superior da caixa, não há necessidade de nenhuma ferramenta ou de travar ou destravar o que quer que seja. Todo relógio de coluna inglês tem acesso ao mecanismo da maneira mostrada abaixo. Não se tem informação de nenhum relógio inglês de coluna cujo o acesso ao mecanismo seja feito de outra forma. O que certamente existe, e muito, são identificações incorretas no mercado. Sugere-se, portanto, atenção aos detalhes mencionados no site anterior e a outros apresentados a seguir.
Relógios de coluna de oito dias, ou seja, aqueles que funcionam por oito dias sem a necessidade de levantar os pesos novamente, apresentam pilares que estruturam o mecanismo do relógio unindo a placa anterior com a placa posterior do mesmo. O relógio apresentado no vídeo é um relógio de 30 horas, como mencionado na atualização anterior desse site, esse tipo de relógio não tem, normalmente, esses pilares, eles possuem uma chapa metálica superior e uma inferior para essa estruturação. Na foto abaixo, estão indicados os pilares estruturantes do mecanismo e nas fotos seguintes os seus formatos com o passar do tempo ( fotos:English Country Gradfather Clocks - The Brass-dial Longcase-Richard C.R. Barder ).
Clique na imagem para aumentá-la.
A identificação correta de um relógio, seja ele qual for, não é um mero exercício de observação rápida, ela deve ser demorada e criteriosa. Não existe um único atributo, tipo ou forma capaz de solucionar por si só o problema, mesmo porque existiam dezenas de relojoeiros independentes na Inglaterra que seguiam tendências ou moda, mas essas não se espalhavam pelo país de maneira automática e uniforme. Os grande nomes da relojoaria, principalmente em Londres criavam a moda, a tendência ou o melhoramento e os outros procuravam seguí-los. Já se mencionou na última atualização que os ponteiros eram, também, um auxiliar de datação, como se pode ver com mais detalhes nas fotos abaixo (fotos:English Country Gradfather Clocks - The Brass-dial Longcase-Richard C.R. Barder ).
Clique na imagem para aumentá-la.
Na próxima atualização do site o assunto abordado será o relógio americano de coluna, uma vez que ele foi uma extensão do relógio inglês.