Parede de relógios

Relógios e Caixas de Música

ESSE SITE JÁ SE ENCONTRA NA SUA SÉTIMA ATUALIZAÇÃO. ACESSE TODAS AS PÁGINAS A PARTIR DE www.relogioecaixademusica.com.br

Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.

Curiosidades 1 Curiosidades 2 Curiosidades 3 Curiosidades 4 Curiosidades 5

Curiosidades

As batidas dos relógios

A batida dos relógios para indicação da hora foi, no início da marcação do tempo, mais importante do que a apresentação da mesma no mostrador. Isso porque os relógios das torres das igrejas tinham condições de informar mais pessoas sobre o tempo dessa forma do que pela visualição dos ponteiros no mostrador. Quando os relógios entraram nas residências, a importância da batida dos relógios tiveram importância variada não só entre os países como entre os tipos de relógio.

Relógios Americanos Bandeira dos Estados Unidos da América

Os primeiros relógios americanos foram utilizados para cima de mesa e para a parede, e tinham caixas de madeira. Todos esses relógios sempre indicaram as horas seja por batida em campainha ou em uma espiral de aço (gongo). A batida da meia hora (trinta minutos) surgiu um pouco mais tarde. Como os relógios americanos usavam uma roda dentada para contagem das batidas (foto abaixo), é possível que eles tivessem levado algum tempo para descobrir uma forma de introduzir a batida dos trinta minutos. A verdade é que, inicialmente, ela foi adicionada fazendo com que um ressalto no eixo dos ponteiros ativasse diretamente a haste do gongo provocando a batida e muitos chamam esse tipo de batida de meia hora como de acionamento direto. Somente algum tempo depois eles descobriram como adicionar a batida da meia-hora na roda de contagem das batidas. Habitualmente os relógios americanos, sejam eles de mesa ou parede, só batem a hora cheia e a meia-hora.

Em termos de batidas incomuns, um tipo de relógio a ser ressaltado é o RELÓGIO NAVAL, que não deve ser confundido com o CRONÔMETRO NAVAL. Esses relógios eram usados nos navios para indicar a troca da guarda. Sua batida é tão incomum que, as pessoas que não conhecem esse tipo de relógio, frequente os levam para o sistema de batidas ser "consertado".

Um dos maiores fabricantes de RELÓGIOS NAVAIS (repetindo, NÃO SÃO OS CRONÔMETROS NAVAIS) foi a empresa Chelsea, nos Estados Unidos da América. A patente para esse relógio foi solicitada em 1900, pela empresa mencionada, e chegou a equipar muitos navios, inclusive, navios brasileiros. Ele é facilmente indentificado pelo enclausuramento completo do mecanismo em metal (vídeo abaixo), inclusive com tampa de bronze atarrachável, para evitar a corrosão de suas partes internas. Sua batida é totalmente diferente de qualquer outro tipo de relógio. A cada quatro horas ele bate somente uma vez, não importa que horas sejam, e nas meias-horas ele dá, sempre, uma batida e meia. Por exemplo, 13 horas - 1 batida, 14 horas - 2 batidas, 15 horas - 3 batidas, 16 horas - 4 batidas, 17 horas - novamente uma batida porque é a hora da troca da guarda que estava de serviço, 18 horas - duas batidas e assim sucessivamente. É mais fácil verificar no vídeo apresentado abaixo.

Clique na imagem para aumentá-la.



Relógios Franceses Bandeira da França

Os relógios franceses, tanto de parede como de cima de mesa, na sua quase totalidade, sempre bateram as horas e as meias horas não importanto a sua idade. A maior parte se utiliza, também, de rodas dentadas para a contagem das batidas (foto abaixo), mas vários já se utilizam de caracóis (foto abaixo) o que evita que a hora possa ficar descompassada com o indicado no mostrador. Além disso, os relógios franceses, principalmente os do tipo "carriage" podem apresentar um tipo muito mais sofisticado de batida qual seja a "grande sonnerie" e a "petite sonnerie". Alguns apresentam, inclusive a possibilidade de escolha entre a "grande sonnerie" e a "petite sonnerie" através de uma alavanca na base do relógio (vídeos abaixo). No modo "petite sonnerie" o relógio bate os quartos de hora e a hora somente na hora cheia. No modo "grande sonnerie" o relógio bate a última hora seguida de uma batida característica (normalmente uma batida dupla) para indicar os quartos de hora (uma batida dupla para os quinze minutos, duas batidas duplas para os trinta minutos e três batidas duplas os quarente e cinco minutos). Certamente, os relógios do tipo "grande sonnerie" são mais difíceis de serem encontrados. Existem relógios franceses com batidas em campainha ou espirais de aço (gongos).

Clique na imagem para aumentá-la.


Relógios Ingleses Bandeira do Reino Unido

Como já descrito anteriormente nesse site, os ingleses se dedicaram, principalmente, à fabricação de relógios de mesa, tipo "bracket" e a relógios de coluna, embora também tenham fabricado relógios de parede (relógios de "pub" e relógios para estações ferroviárias). Alguns relógios de parede e alguns relógios de mesa ("bracket") não apresentam batida nem das meias horas, nem das horas. A grande maioria (incluindo-se aí os relógios de mesa, parede e coluna), entretanto, bate as horas e as meias horas. Existem relógios de mesa (tipo bracket) e de coluna que batem as horas, as meias horas e os quartos de hora, e, normalmente no Brasil, são chamados de carrilhões (vídeo abaixo). Alguns batem em gongos (espirais de ferro) e outros em um conjunto de campainhas (normalmente de 6 a 8 campainhas)conhecido como "nest". Alguns, mais difíceis de serem encontrados, permitem a escolha entre a batida em gongo ou em campainha. Existem raríssimos relógios de coluna ingleses que se utilizam da batida chamada de "grande sonnerie". Nesse caso, a batida "grande sonnerie" diverge um pouco da batida dos relógios franceses (descrita acima). Em vez de baterem primeiro as pancadas da última hora seguida das batidas dos quartos, tudo é invertido e eles batem primeiro a batida dos quartos de hora seguido da batida da última hora. Os relógios ingleses utilizam, normalmente, o sistema de caracol para o controle das batidas, em lugar das rodas dentadas e evitam, dessa forma, o descompasso com a hora indicada no mostrador, mesmo quando a corda das batidas se acaba antes da corda do movimento.

Clique na imagem para aumentá-la.


Abaixo o vídeo de um relógio inglês de mesa ("bracket") que bate as horas e os quartos de hora e permite selecionar as batidas em gongo ou em campainhas.


Na próxima atualização do site serão abordados os tipos de efeitos sonoros (batidas) encontrados nos diferentes tipos de relógios alemães.