ALL THE GOLD IN THE WORLD CANNOT RETRIEVE ONE MINUTE THAT IS GONE
Domenico Cavalca
Você pode acessar as publicações anteriores dessa página clicando nos botões abaixo.
Home 1 Home 2 Home 3 Home 4 Home 5A medição do tempo surgiu quando o homem deixou de ser nômade e precisou retornar ao lugar de partida. Certamente ele começou a se guiar utilizando os meios que a natureza punha à sua disposição como, por exemplo, a sombra projetada das árvores. Com o passar do tempo sua tecnologia evoluiu e surgiram os primeiros relógios rústicos do sol, os relógios baseados no esgotamento da água, e muitos outros.
Aqui não se abordará a história da evolução da marcação do tempo uma vez que existem vários locais onde o assunto está exaustivamente apresentado e discutido.
Aqui se tratará dos equipamentos mecânicos usados para marcação do tempo, os fabricantes, suas diferenças, suas qualidades, suas características, etc.
Relógios mecânicos foram durante muitos anos os objetos mais caros nas residências, até que na última década do Séc.XIX e início do Séc.XX, os Estados Unidos popularizaram sua produção utilizando-se do sistema de produção em linha, o mesmo sistema que, posteriormente, foi utilizado por Henri Ford na produção em massa de veículos.
O objetivo é ajudar os interessados em relógios mecânicos antigos a entenderem um pouco mais de sua origem e capacitá-los a distinguir diferenças, principalmente as características de funcionamento.
Obtenha sempre mais detalhes das figuras passando o cursor sobre as mesmas.
No final do século XIX surgiram os primeiros equipamentos musicais que permitiram o deleite dos assistentes, obviamente sem a utilização de eletricidade ou de baterias.
Dentre esses deve-se destacar as caixas de música, principalmente as caixas do tipo cilindro, que são o resultado de uma ideia genial à época. Em um equipamento pequeno e portátil foi possível produzir várias músicas, com excelente qualidade, pelo acionamento dos dentes de um pente, através dos pinos existentes em cilindro rotativo, que se deslocava lateralmente para trocar a música em execução.
Aqui serão abordadas, principalmente, as caixas de música produzidas no século XIX, quase todas oriundas da Suiça, mas não se pode deixar de falar das alemães e dos autômatos franceses .
O objetivo é mostrar um pouco da sua complexidade e também da inteligência daqueles que as produziram, bem como orientar a utilização e mostrar a complexidade de sua manutenção ou restauração
CAIXA DE MÚSICA COM MOLA DUPLA, DEPOIS DE RESTAURADA
Para detalhes acerca da desmontagem dessa caixa, visite o site caixa de música